-

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Curso de Melhoria da Qualidade da Farinha

A Coordenação Regional do Madeira (CR Madeira/FUNAI) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) realizou entre os dias 11 a 15 de abril de 2011 o Curso de Melhoramento da Qualidade da Farinha de Mandioca.

O Curso foi realizado na aldeia Canavial, Terra Indígena Ipixuna, localizada no município de Humaitá – AM. O mesmo foi oferecido para as comunidades localizadas às margens dos rios Ipixuna e Marmelos, área que abrange a jurisdição da Coordenação Técnica Local de Auxiliadora (CTL Auxiliadora).

O objetivo do curso não fora ensinar a comunidade indígena o processo de transformação da mandioca em farinha, visto que os mesmos estão habituados com a tarefa desde a infância, quando auxiliam os adultos em diversas etapas como a colheita e descascamento da mandioca.

Todavia, a meta dos ministradores do curso fora a consecução de um processo que gerasse um produto de maior qualidade, que, portanto, agregasse valor à farinha de mandioca. Para tanto, é necessário empregar rotinas e procedimentos relacionados à higiene, classificação dos produtos e entre outros.

O curso teve a representação de uma média de dois indígenas por aldeia – dentre as oito existentes naquela localidade – a partir de então, os participantes ficaram incumbidos a repassar os conhecimentos adquiridos para os demais produtores de farinha de suas respectivas aldeias.

O Curso de Melhoramento da Qualidade da Farinha de Mandioca faz parte do projeto da FUNAI em garantir para as comunidades o desenvolvimento econômico e reduzir a dependência dos mesmos de políticas assistencialistas. Dessa maneira, os trabalhadores serão capazes de buscar seu próprio sustento, valorizando sua produção e sua cultura.

0 comentários: