-

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reestruturação da FUNAI

 

Estaremos aqui divulgando conteúdos de outros sítios a respeito da temática indigenista. Todas as informações são de responsabilidade de seus autores e os conteúdos serão devidamente identificados conforme a Lei de Direitos Autorais.

______________________

Comemorando 100 anos da política indigenista, desde a criação do serviço de proteção ao índio (SPI) pelo Marechal Cândido Rondon, o Governo Federal reformulou as diretrizes de atuação da Funai. Com adequação de sua estrutura à realidade indígena a Funai ganha mais eficácia para cumprir a sua missão, que e coordenar o processo de formulação e implementação da política indigenista do estado brasileiro, instituindo mecanismos efetivos de controle social e gestão participativa, visando a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas. Este novo conceito de missão da FUNAI está fundamentado nos conceitos de gestão compartilhada, territorialidade, proteção e promoção dos povos indígenas. 

[…]

Os méritos conquistados pelos povos indígenas de terem espaços como servidores públicos na FUNAI de modo geral representam um ganho enorme para a causa indígena do Brasil, e um passo para a conquista da autonomia diferenciada, porém é necessário se ter bastante compreensão por que este processo de inclusão das minorias indígenas na sociedade majoritária esta apenas começando, o respeito às diversidades étnicas e culturais no Brasil ainda e um movimento bastante acanhado, e toda mudança inicialmente proporciona um período de turbulência e instabilidade até que os ventos calmos comessem a soprar para que o barco retome a sua rota principal.

______________________

Conteúdo publicado no Blog Rastilho de Pólvora

1 comentários:

Anônimo disse...

Acho que uma maneira de aumentar a participação dos indígenas na FUNAI seri ter cotas para os mesmmos nos concursos para a instituição.